Startup Tik Tok: A estratégia para dominar o mercado rapidamente e como sua empresa pode aplicá-la.
Antes de começar a falar sobre a estratégia, deixe-me perguntar: você sabe quem é o dono da empresa Tik Tok?
Na verdade, a verdadeira dona da Tik Tok é uma empresa chamada Bytedance.
E o Tiktok, na China, é chamado de “Doying” (caso queira saber mais dê um Google e você rapidamente irá encontrar o Tik Tok “chinês”, chamado Doying.
Na verdade, Doying foi o nome original da startup, que posteriormente, passou a adotar o nome “Tik Tok” para ser lançado como a versão internacional do aplicativo.
A estratégia de 1bi que a Startup Tik Tok utilizou para dominar o mercado:
E por mais incrível que pareça, o Tik Tok, apesar de ser muito popular na China à época que foi criado (mesmo atingindo a faixa dos “milhões de usuários”, a rede social possuía uma concorrente muito grande, que era uma empresa de musicas (parecido com o Spotify), e esta startup se chamava Musical.ly.
A Musical.ly tinha uma gigantesca base de usuários adolescentes, e isso chamou atenção da Bytedance (controladora do Tik Tok), pois o público alvo inicial do Tik Tok realmente foram jovens e adolescentes.
Por essa razão, a ByteDance comprou a Musical.ly por 1 bi, unificando-a com a rede social do Tik Tok, e manteve o nome de Tik Tok, após isso lançou o aplicativo internacionalmente.
A compra da Musica.ly só foi possível porque essa transação foi protegida por algo que a aqui no Brasil nós chamamos de contrato de incorporação.
A incorporação de empresas acontece quando duas empresas se unem, porém uma delas é incorporada pela empresa maior (como se fosse absorvida). Sendo que apenas a empresa maior continua existindo, e , ao final, é mantido o nome dessa empresa maior.
Resumo da Operação de Incorporação entre a startup Tik Tok e a Musical.ly:
- Bytedance (controladora do Tik Tok): Comprou a Musical.ly
- Tik Tok (incorporadora) incorporou a Musical.ly (incorporada), transformando duas empresas em uma
- Na empresa final manteve-se o nome Tik Tok
Não confunda "Incorporação" e "Fusão"
A incorporação é diferente de fusão, pois na fusão duas empresas se unem, as duas deixam de existir, e nasce uma nova.
E como falei anteriormente: na incorporação duas empresas se unem, porém uma delas é incorporada pela outra (como se tivesse sido absorvida). Sendo que apenas a empresa incorporadora continua existindo, e ao final, é mantido o nome dessa incorporadora.
Agora eu te pergunto: você sabe quando a sua empresa poderia incorporar outra empresa?
Para saber isso é preciso definir qual é o seu objetivo.
Perceba que “incorporar empresas” é uma estratégia empresarial para poder comprar uma empresa concorrente. E essa compra pode ter diversos motivos por trás, como por exemplo:
a) Diante de uma potencial concorrência, você compra o concorrente e não deixa a sua empresa perder o mercado e morrer.
b) Também pode ser usada como uma estratégia para “adquirir o público e a estrutura de outra empresa”, sem precisar começar do zero. Foi justamente isso que o Tik Tok fez para conseguir obter a base de adolescentes da Musical.ly que era gigante.
c) Também poderia ser utilizada quando sua empresa precisa implementar determinada área em sua operação, então você compra uma empresa que justamente já é daquela área e já está pronta para iniciar as operações.
Tudo dependerá do seu objetivo como founder, estrategista, ou talvez você seja até mesmo um investidor anjo.
Se hoje você tem uma empresa, principalmente se for uma empresa com alto potencial de crescimento e que possui base tecnológica, quer alcançar novos públicos e ganhar mais dinheiro, por exemplo, você pode com certeza utilizar essa estratégia com um advogado especialista.
Continue me acompanhando nas redes para conhecer mais estratégias jurídicas para crescer sua startup igual gente grande.
Até a próxima, abraços.
Caio